Vale do Matutu

Matutú, em Tupi-Guarani, significa nascentes de rios ou cabeceiras de rios.

O Vale fica a 1300 metros de altitude e tem dezenas de nascentes, rios e cachoeiras.

Situa-se no município de Aiuruoca no Estado de Minas Gerais, próximo a Caxambú, envolvido por uma grandiosa e exuberante natureza.Os visitantes e os moradores do Vale do Matutu são inspirados pelo cuidado e respeito da preservação da natureza. Atualmente o Vale é uma APA (Área de Proteção Ambiental) e faz parte da Estação Ecológica do Papagaio.

Veja algumas imagens do Vale do Matutu.

Clima

Classificado como nascente mais elevada do país (com origem no Parque Nacional de Itatiaia), possui clima tropical de altitude e temperaturas médias de 3º a 30º e com altitude variando de 980 a 2000 metros, aproximadamente.

Aiuruoca - MG

Aiuruoca significa ninho, toca ou casa de papagaios, e se refere a um penhasco redondo e elevado sobre um dos mais altos montes da região, no qual os papagaios fazem sua morada. Suas riquezas minerais foram descobertas em 1705 pelo bandeirante João de Siqueira Afonso. Aiuruoca conta com uma população de 8 mil habitantes, com economia basicamente agropecuária. A região é de uma riquissima beleza natural, encontrada nas diversas cachoeiras, tendo como fundo o Pico do Papagaio rodeado de bosques de Araucárias. A Serra do Papagaio está localizado na Mata Atlântica.

Caminhadas

Os passeios às cachoeiras, vales, picos e montanhas são feitos somente a pé ou a cavalo. As caminhadas podem ser acompanhadas por guias da região, que conhecem as trilhas e orientam o passeio. Uma excursão muito apreciada é a subida ao pico do papagaio, que chega a ter aproximadamente 2.000 m de altura. Veja algumas imagens das cachoeiras do Vale do Matutu.